Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

O passeador

Autor: Luciana Hidalgo
Sinópse: Autora duas vezes vencedora do prêmio Jabuti.Um jovem escritor flana pelo Rio de Janeiro dos primeiros anos do século XX, perplexo diante da paisagem em ruínas. Percorre as ruas empoeiradas do Centro, vigia as obras de abertura da avenida Central, desequilibra-se entre desconstruções. Critica a reforma urbana que pouco a pouco transforma a capital do Brasil numa cópia de Paris. Ele não está sozinho. Ao seu lado, há uma silhueta, que o segue ou persegue, pela cidade em metamorfose.Esse passeador é Afonso, que um dia se tornará o conhecido escritor Lima Barreto. E é a partir dele, de seu viés subjetivo, que Luciana Hidalgo constrói esse romance, reconstituindo o ambiente da belle époque no Rio, com suas modas e intensa vida literária. À margem das convenções da época, Afonso tudo critica, vê o que ninguém vê, muito além do glamour que anima a população carioca nos cafés da moda.Nas andanças pela rua do Ouvidor, no Passeio Público, ou na boemia dos cafés, ele é frequentemente observado, até mesmo cortejado, por Sofia, uma sombra, uma personagem que aos poucos se concretiza. Os dois se cruzam e se perdem, encontram no outro um desvio. Em busca de sua literatura, Afonso não só se mistura aos tipos da cidade, mas inventa, ele próprio, personagens e histórias, biografias de pessoas invisíveis.Ao conjugar dados reais e ficcionais, Luciana Hidalgo esquadrinha, para além do cenário do Rio antigo, os dilemas do escritor no fazer literário, a solidão, o convívio com personagens impalpáveis, os circuitos secretos da criação à beira da vertigem. Numa prosa poética, delicada, fluida, a autora passeia com seu personagem em suas idas e vindas, entre a cidade concreta e a imaginária, entre ficção e História.
ISBN: Não informado

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano