Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

O Dia da Coruja

Sinópse: Leonardo Sciascia, em certa ocasião, disse que seu modelo de escritor e intelectual era Voltaire, o mais irônico entre os iluministas que o século XVIII produziu. Como seu mestre francês, ele também foi um crítico dos entraves à emancipação do homem. Só que, no seu caso, a sátira foi mesclada à amargura. Muitos críticos literários o consideram o mais importante discípulo do dramaturgo Luigi Pirandello. Em 1956, Sciascia publicou seu primeiro livro, As paróquias de Regalpetra, uma coletânea de crônicas que têm no dia-a-dia siciliano seu principal tema. No entanto, seu primeiro sucesso veio cinco anos depois com O dia da coruja. O livro, escrito na década de sessenta, contém os elementos básicos da obra daquele que seria considerado um dos três maiores autores italianos do século. Sciascia, o primeiro escritor a denunciar a Máfia, nunca aceitou o mundo em que vivia e a literatura foi sua tentativa de transformá-lo. Em O dia da coruja, o escritor parte de um crime para chegar à impossibilidade da justiça diante dos acordos e da violência que se sobrepõe à lei. Uma narrativa curta e seca, em que se vê o autor, mais uma vez, inconformado com a condenação de alguém a uma morte arbitrária. Um oficial dos carabinieri, nascido no norte, mas vivendo na Sicília, é o protagonista da narrativa. Um homem que crê nos valores de uma sociedade democrática, vivendo o imobilismo de um mundo velho e reacionário. A história se move em dois planos: o do inquérito conduzido pelo oficial sobre uma série de delitos da Máfia, e o da poderosa cumplicidade que tentará encerrá-lo ou desacreditar seus resultados.
ISBN: 8532505236

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano