Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Labirintos da Aprendizagem - Pacto Fáustico, Romance de Formação e Outros Temas de Literatura Comparada

Autor: Mazzari,Marcus Vinicius, Mazzari,Marcus Vinicius
Sinópse:  Fruto de longa convivência com as obras e os autores analisados, Labirintos da aprendizagem, reúne oito ensaios que abordam, com inteligência, erudição e originalidade, temas fundamentais da história e da teoria da literatura — como o pacto demoníaco, as metamorfoses do romance de formação, as representações da vida escolar e outros. Aliando a perspectiva abrangente da Literatura Comparada à análise fina da obra literária (seja esta um poema, uma novela ou um romance), o autor ilumina, por meio do estudo comparativo, obras de Goethe e Gottfried Keller, Guimarães Rosa e Thomas Mann, Raul Pompéia e Robert Musil, Manuel Bandeira e Bertolt Brecht, examinando ainda livros de Kafka e Günter Grass (que assina a imagem reproduzida na capa do volume). Merece destaque o ensaio “Veredas-Mortas e Veredas-Altas: a trajetória de Riobaldo entre pacto demoníaco e aprendizagem”, no qual o autor persegue o motivo fáustico no Grande sertão, realizando, no dizer de Davi Arrigucci Jr., uma “análise percuciente do pacto com o diabo”, que “traz à luz diversas novidades na compreensão do romance”. Para tanto, Mazzari revisita o tema do pacto na história da literatura, remontando a aspectos do Parzifal, de Wolfram von Eschenbach (c.1170-1220), do Fausto anônimo (1587), o de Christopher Marlowe (1604), os Fausto I e II de Goethe (1808 e 1832), o célebre episódio de Ivan, em Os irmãos Karamázov (1880), de Dostoiévski, para se deter, com resultados surpreendentes, na comparação entre o percurso de Riobaldo e o do compositor Adrian Leverkühn, protagonista do Doutor Fausto (1947), de Thomas Mann. Tal ensaio, que abre o volume, dá o tom aos temas e perguntas que serão desenvolvidos ao longo do livro, que aborda ainda outras obras de primeira grandeza, como O verde Henrique, de Gottfried Keller, e O Ateneu, de Raul Pompéia, entre outras. No conjunto, Labirintos da aprendizagem apresenta ao leitor um repertório abrangente e aprofundado de questões, tratadas com sensibilidade e, como nota Alfredo Bosi, com um “dom raro, a nitidez da escrita, que torna sua leitura um vivo prazer intelectual”.
ISBN: 9788573264555

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano