Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Hotel Pastis

Sinópse: Em Hotel Pastis, o publicitário bem-sucedido que jogou tudo para o alto e tornou-se um escritor bon vivant, conta a história de um executivo, Simon Shaw, 42 anos, recém-divorciado da mulher e à beira de um ataque de nervos. Por sugestão de seu amigo-assistente, ele parte “no mais confortável de seus três carros” – um Porche preto – para alguns dias de descanso na Provence. Um pequeno acidente o obriga a demorar-se em Brassière-les-Deux-Églises, pequeno vilarejo que reúne coincidências e uma sofisticada loura, bronzeada (e divorciada) mulher – Nicole Bouvier. Resultado: por influência da nova amiga parisiense, Simon decide mudar de vida e morar na região. A história é recheada de hilariantes comentários sobre os habitantes do local e seus costumes, muito vinho e longas sessões culinárias para o preparo de pratos sofisticados, numa rapsódia gastronômica. Por fim, Simon e Nicole inauguram um hotel, cujos personagens servem para que Peter Mayle apresente as atrações da Provence, deixando o leitor com água na boca. Tudo poderia acabar em festa, França e comida, mas – nada disso. Não satisfeito com o gênero ficção-turismo, Mayle tira da cartola uma quadrilha de ladrões locais que conspira o roubo do “mais pitoresco banco da Provence”. Ironicamente, a motivação dos ladrões – liderados por Jo-Jo – são semelhantes às de Simon: livrar-se de seus empregos e sair debaixo da sola dos patrões. O plano de assalto é complexo e sofisticado e – como não poderia deixar de ser – acaba envolvendo Simon e seus hóspedes. No decorrer da história, o inglês apercebe-se de que nem toda a mudança de espaço físico soluciona os conflitos do indivíduo. Assim, ao trocar Londres pela Provence, ele trocou de problemas e descobriu que a hotelaria “é um trabalho como outro qualquer”. Mas ele continua por lá e o romance não perde o charme. Quem gostou de Um ano na Provence vai se sentir em casa no hotel de Simon Shaw, um ponto que reúne gastronomia, suspense e bom humor.
ISBN: 8532505422

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano