Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Hit the Road, Jack

Autor: Felipe Pauluk
Sinópse: Hit the Road, Jack, cuja narrativa se dá em primeira pessoa, está repleto de diálogos que nos remetem a uma peça em constante devir, a despeito de ser encenada no teatro de uma pequena cidade interiorana.O narrador, um balconista introspectivo, vivencia a angústia e o tédio cotidiano de uma vida sem grandes perspectivas, no cenário de uma cidade obsoleta. A urgência em buscar uma mudança radical em sua vida insossa o leva a uma leitura muito particular do que o rodeia. É aí que surge em tapetes vermelhos Jack, a personificação da liberdade desenfreada em fazer da vida uma experiência sedutora de independência, incertezas e satisfação dos impulsos instintivos. Através do personagem de Jack, que também por ser considerado um jovem da geração beat, o balconista descreve os costumes de uma “cidade que não muda nunca”. Traça um paralelo entre os personagens monótonos e um pé de ipê, que integra a paisagem e, como os outros, nada faz para mudar. Então, é através de Jack, seu ídolo às avessas, que ele projeta um ideal de mudança a fim de quebrar a monotonia de seus dias. Dias preso a um emprego medíocre na lanchonete do lugar e na também medíocre vidinha doméstica composta pela mulher enfadonha e pelo filhinho. Na ânsia de se igualar ao seu ídolo, acaba perdendo tudo em seu eu. A partir daí, percebe que o ídolo que ele achava desigual à cidade, não passa de um bandidozinho que esconde sua insegurança atrás de uma pseudovalentia. Assim conclui que a mudança em nossas vidas deve partir de dentro de nós mesmos e não da paisagem ao nosso redor.Uma obra violentamente poética, num frenético dinamismo desconcertante de uma mente repleta de questionamentos, aliados à linguagem presa à ação, nos leva à imersão nas águas profundas da consciência individual do protagonista ao revelar seus limites e abismos.Em resumo, o leitor se deparará com uma primorosa obra literária agradável e instigante.
ISBN: Não informado

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano