Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Eugénie Grandet

Autor: Balzac,Honoré de
Sinópse: Lançada em 1833, Eugénie Grandet é considerada a obra que exibe maior aprimoramento narrativo na vasta produção de Balzac. Parte integrante do imenso painel que é A comédia humana, narra a história de amor recalcado da jovem que dá título ao romance e a vida de uma pequena província francesa. Neste livro, o autor francês compõe, através de personagens fortes e a paisagem de uma paralisada e decadente sociedade, um amplo estudo ficcional sobre a futilidade pequeno-burguesa, o poder absoluto que o dinheiro exerce sobre a vida e o caráter das pessoas, a frustração amorosa e a índole humana. Entre os personagens importantes, além da própria protagonista, está seu pai, o velho Grandet, um rico comerciante de vinhos que chegara à boa fortuna graças ao dote vindo de sua esposa, a senhora Grandet. Avarento dos mais repugnantes, para quem a única finalidade da existência é a acumulação de riquezas, o velho Grandet acaba por se tornar central para esta narrativa – e não só: o vinhateiro é também um dos grandes personagens de Balzac e de toda a história da literatura.A pacata vida na província de Saumur é agitada pela chegada de Charles, sobrinho do velho Grandet, vindo de Paris, enviado que foi pelo pai, que fracassara nos negócios e cometera suicídio, deixando seu ente aos cuidados do próspero irmão. A doce e provinciana Eugénie, uma das jovens mais ricas da região, é alvo de disputa de todas as famílias que querem casar seus filhos com ela e assumir a fortuna da família. Porém, a garota se apaixona pelo belo e elegante primo. O amor, entretanto, não se concretiza. Ainda assim, a jovem herdeira guarda-o intacto em seu coração, mesmo sob todas as agruras geradas por uma paixão não correspondida. Uma vida que, antes tranqüila, é devastada pela desilusão amorosa e que mostra, sob a feição quase divina da moça, a nobreza de seu sentimento.É nesta ambiência que Balzac aproveita para depositar sua reflexão sobre a sociedade francesa do século XIX. Com descrições equilibradas e densas – como a da morada onde vivem os Grandet, uma “casa cheia de melancolia”, entrevada e doente, que é na verdade um retrato da decadência e da desolação familiar -, o escritor francês mostra aos leitores muito mais que um simples romance, e consagra, evitando uma possível apatia em que poderia cair este trabalho, o pensamento crítico sobre seu tempo.Eugénie Grandet, com sua escrita agradável e seu vigor analítico, ao lado de Ilusões Perdidas, é um dos melhores romances de Balzac. Esta edição inclui prefácio de Pierre Citron e o apêndice “Vida e obra de Balzac”.
ISBN: 9788574480602

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano