Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Caos Calmo

Autor: Veronesi,Sandro
Sinópse: Dois eventos simultâneos transformam a vida do protagonista de Caos calmo, novo romance do italiano Sandro Veronesi. Pietro Paladini, um bem-sucedido executivo de 43 anos, passa o verão na costa italiana com a família: sua filha de 10 anos, Claudia; sua companheira, Lara, mãe de Claudia, com quem viria a casar-se dali a alguns dias; sua cunhada, Marta; e seu irmão, Carlo. Um dia, Pietro e Carlo saem para surfar e acabam avistando duas mulheres se afogando. No mesmo instante em que se lançam a salvá-las – para mais tarde nem receberem um mero agradecimento – Lara morre em casa, vítima de um aneurisma enquanto prepara o almoço. Publicado originalmente em 2005, Caos calmo ganhou o mais prestigiado prêmio da Itália, o Strega. Em 2008, o romance chega às telas com interpretação e direção de Nano Moretti. Poucos dias após o funeral, Pietro e Claudia retomam a vida em Milão. Surpreendentemente, nenhum dos dois parece capaz de lidar – e muito menos deixar-se levar – pelo luto. Mais por medo de não parecer normal do que pela dor da perda, Pietro decide ficar todos os dias em frente à escola da filha enquanto ela assiste às aulas. Sua família e amigos acreditam que ele está lamentando a morte da companheira, mas Pietro é tomado por uma calma espantosa – e ao mesmo tempo caótica – enquanto vê as estações mudarem do lado de fora do portão da escola. Assim, ele fica esperando o momento em que o golpe da perda finalmente vai se abater sobre ele, o dia em que a sua “ficha” vai cair. Mas esse dia não chega nem para Pietro nem para Claudia. Refugiado em seu carro, estacionado em frente à escola, Pietro começa a observar o mundo do ponto onde se deteve e descobre, pouco a pouco, o lado obscuro das pessoas com quem convive há anos. Durante esta temporada em que sua vida está aparentemente em suspenso, ele recebe várias visitas. Em vez de expressar condolências, os amigos, parentes e colegas de trabalho vêm derramar as suas próprias dores e inseguranças numa série de histórias paralelas que tornam a trama mais interessante e fazem o protagonista refletir sobre a própria existência.
ISBN: 9788532522733

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano