Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

A Capital ! ( Começos Duma Carreira )

Sinópse: Pela primeira vez no Brasil, o romance “A Capital! (começos duma carreira)”, de Eça de Queirós, é publicado em edição crítica, recuperando-se a última vontade do autor. Escrito possivelmente entre 1877 e 1884, o romance ficou inacabado e acabou sendo editado por seu filho, em 1925, mas segundo critérios muito problemáticos. Esta edição crítica de Luiz Fagundes Duarte é um marco nas edições das obras de Eça de Queirós pelo cuidado e minúcia com que cotejou todos os manuscritos deixados pelo autor, além de eventuais partes publicadas em periódicos da época, resolvendo o caso mais complicado, em termos de crítica texual, no conjunto das obras queirosianas. Esclarecendo obras e autores citados, Carlos Reis compilou as notas ao texto. A volume traz ainda “Nota introdutória”, assinada por Manuel da Costa Pinto, coordenador da Coleção Clássicos Globo, que abriga esse título. Complementando a edição, Elza Miné assina o Posfácio, que realiza um apanhado da presença do autor no Brasil, fornece indicações sobre a gênese e a história da obra e destaca alguns de seus aspectos. O volume é encerrado com uma cronologia bastante detalhada da vida e da obra do autor.Originalmente, Eça de Queirós pretendia incluir seu romance no conjunto de textos que ele intitulava de “Cenas portuguesas”, na esteira de Balzac e sua A comédia humana. O romance narra a história de um ingênuo rapaz de província, Artur Corvelo, com 25 anos, que quer ser um grande literato e para isso vai para Lisboa estudar. Com a morte dos pais, tem de voltar a medíocre vida na província, mas recebendo uma herança, retorna para Lisboa (o sonho de morar na capital! – daí a exclamação do título), onde desbarata grande parte do que ganhou tentando inserir-se no mundo culto e dos literatos da época ou sendo enganado por todas as pessoas com as quais se relaciona.
ISBN: 8525041572

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano