Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

A Cadeia Secreta

Sinópse: Numa escrita clara e concisa, “A Cadeia Secreta – Diderot e o Romance Filosófico”, de Franklin de Mattos, traz uma interpretação precisa de um gênero literário considerado paradoxal, o romance filosófico, abordando um de seus mais importantes representantes: Denis Diderot (1713-1784). Diderot foi um grande escritor e teórico do romance filosófico. É autor de obras como “Jacques, o Fatalista” e “A Religiosa”, e pertenceu ao movimento chamado Ilustração (ou Iluminismo), cuja principal característica é explicar racionalmente os fenômenos naturais, sociais e a própria crença religiosa. Conciliando características tão conflitantes quanto verdade e ilusão, este gênero literário utiliza-se de recursos que mesclam as paixões humanas e o raciocínio filosófico. Por exemplo: uma situação de intriga amorosa é usada para expor a filosofia materialista determinista. O materialismo determinista é a chave para a leitura da obra literária de Diderot, e também é a base para os ensaios de “A Cadeia Secreta”. Com o panorama do pensamento do século XVIII, Franklin de Mattos explica como o escritor se aproxima e se afasta das idéias dos filósofos de sua época e mostra como Diderot possui a capacidade de fazer o universal brilhar nas coisas mais singulares.
ISBN: 8575033034

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano