Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Alves & Cia

Sinópse: No fim de um dia aborrecido de trabalho, Godofredo da Conceição Alves, principal sócio da casa comercial que traz seu nome, recorda-se de seu quarto aniversário de bodas e, sem mais obrigações a cumprir, decide fazer surpresa à mulher. Ao chegar a casa, porém, o comerciante de temperamento romântico depara-se com uma situação digna das páginas mais passionais da literatura que tanto apreciava: Ludovina, a esposa, divide o sofá e carícias com seu jovem amigo e sócio, Machado. Flagrado e confirmado o adultério, resta ao pacífico Alves a defesa da própria honra – cuja integridade só se pode restabelecer com um duelo de morte. Tendo por centro o tema que tornara Eça de Queiroz célebre, esta novela póstuma traz o autor já consagrado de O primo Basílio em pleno domínio da forma literária. À construção impecável das personagens e ao timing dramático de cenas e episódios, soma-se, aqui, o humor que domina a perspectiva do adultério. Na condição de próspero comerciante, saberá Godofredo julgar o preço da honra? Obra de publicação acidentada (vindo a lume, na década de 1920, sob injustificadas mutilações do filho do escritor), Alves & Cia. foi escrita provavelmente em fins da década de 1880. Dadas suas características temáticas, integraria seu projeto de reunião de romances e novelas, as Cenas portuguesas, que sua morte prematura não o permitiu realizar. Para compor a coleção A Arte Da Novela, recobrou-se a versão original do manuscrito de Eça, estabelecido em edições críticas na década de 1990. o jovem Bartleby para juntar-se a seus dois escreventes, Nippers e Turkey, que se alternam em humores matinais e vespertinos. Se no começo Bartleby realiza bem suas tarefas, a partir de dado momento ele prefere não mais fazer o que lhe é pedido. Todos à sua volta, sobretudo seu patrão, que acaba por se afeiçoar a ele, são influenciados por suas repetidas recusas. Certo domingo, em vez de ir à igreja, o advogado passa por seu escritório e, para sua surpresa, encontra Bartleby, aparentemente morando lá. Se por um lado o fato o incomoda, por outro o mistério em torno de seu empregado e a compaixão que sente por ele o impedem de reagir, tornando cada dia mais complexa a estranha relação estabelecida entre os dois. Personagem dos mais enigmáticos, protagonista da novela publicada originalmente em 1853, Bartleby vem influenciando escritores e encantando leitores do mundo inteiro, além de ser objeto de inúmeros estudos críticos desde então. O argentino Jorge Luís Borges admirava o livro e, por ele, considerava seu autor o precursor de Kafka. Com este texto à frente do seu tempo, ele anteviu os absurdos e a melancolia da vida moderna. Além da excelência da construção narrativa em si, manter a atualidade, o frescor e o vigor no decorrer do tempo são das principais características que elevam um livro à condição de clássico. Esta novela de Herman Melville, também autor do consagrado Moby Dick, é exemplo.
ISBN: 9788561578572

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano