Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Ordem e Burla

Autor: Rosemberg,André
Sinópse: Analisando as refregas de rua, as brigas devido às bebedeiras, os conflitos domésticos e outras ocorrências do cotidiano dos populares na cidade de Santos, “Ordem e Burla” mapeia o comportamento popular e policial no final da década de 1880. Ao tratar a história do cotidiano permeada pelos conflitos policiais, o autor apresenta um guia instigante para uma releitura dos inícios do processo de modernização e construção do espaço público no período de transição entre o Império e a República. O livro filia-se a uma abordagem compromissada com a recuperação da história da vida social das camadas populares, formada tanto por escravos e libertos quanto por imigrantes. Para tal, André Rosemberg elaborou uma minuciosa reconstituição da vida dos trabalhadores pobres que transitavam pelas ruas barulhentas de uma cidade caótica, insalubre e precária. Sem se impressionar pelos discursos de modernização e higienização que começavam a ser veiculados pelas autoridades, o autor recupera a organização social e a delimitação de uma ética dos pobres, a qual mantinha-se alheia aos ditames de um aburguesamento seletivo, que rejeitava os precários modos-de-vida dos despossuídos.Nos quadros da vida dos populares, o autor teve o cuidado de diferenciar os circuitos da vida dos escravos e libertos que viviam na cidade ou que a ela chegavam como fugidos, os quais tinham que enfrentar, cada vez mais, a concorrência com os imigrantes europeus recém-chegados. Neste sentido, o livro Ordem e Burla se apresenta como um guia instigante para uma releitura dos inícios do processo de modernização e construção do espaço público liberal em Santos entre o Império e a República.
ISBN: 8598325287

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano