Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

A Procura do Romance

Autor: Fuks,Julián
Sinópse: Autor de Histórias de literatura e cegueira, finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom, o paulistano Julián Fuks volta a dissecar a literatura, enquanto explora sua própria experiência literária em seu novo livro, Procura do romance — projeto no qual esteve imerso por mais de quatro anos. A partir da história de um escritor em crise, o autor trata do penoso processo de elaboração de um livro, versando sobre a dúvida, a dor e a indecisão no ato de escrever, ao mesmo tempo em que revisa o próprio passado e suas origens. “Quis fazer com que a angústia da escrita se refletisse na matéria do texto, o atravessasse em cada frase construída a custo, penosamente, e se convertesse em um de seus temas”, comenta o autor. “Por isso fiz escritor meu protagonista, para poder imputar a ele minhas dúvidas, minhas inquietações, meus receios”. E assim é Sebastián, o protagonista: um sujeito obsessivo que se preocupa em rejeitar tudo o que já tenha sido escrito, buscando possibilidades narrativas e tentando escapar do impasse a que foi relegado por sua história pessoal. Enquanto escreve, Julián Fuks aplica-se no combate entre a consciência extrema da narração e a força de lembranças ancestrais, que Sebastián está convocando e revivendo, em sua viagem de volta à infância, a Buenos Aires. Não por acaso, a capital argentina é cenário das memórias também do próprio autor, filho de argentinos que deixaram o país durante a ditadura, e o apartamento em que passou a infância serve de cenário para as lembranças de Sebastián. “Em certa medida, escrevi esse romance para explorar alguma argentinidade que existia e existe em mim, para elaborar tantas idas e vindas, para entender como a minha história está marcada por um certo exílio que inevitavelmente herdei”, revela.Por meio de uma narrativa altamente sensorial, com uma grande gama de emoções e gestos muito bem traduzidos à linguagem literária, Julián Fuks funde memória e ficção para recompor a história pessoal de um andarilho que vasculha seus antigos lugares enquanto se descobre, se estranha e se recobre, para mais descobrir e recobrir. Como nota Alcides Villaça na orelha do livro, “em Procura do romance encontra-se, não há dúvida, um romance de busca da pessoa, numa voz do nosso tempo”.
ISBN: 9788501094742

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano