Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

O Manual dos Inquisidores

Sinópse: António Lobo Antunes faz parte de um seleto grupo de escritores portugueses de reconhecimento internacional. Louvado pela crítica européia, principalmente a alemã, o autor vive uma relação de amor e ódio com seu próprio país. Um dos poucos momentos de unanimidade ocorreu em 1996, com o lançamento de “O manual dos inquisidores” — o primeiro livro de uma tetralogia sobre o poder em Portugal. O livro recebeu críticas altamente positivas e permaneceu nas listas de best-sellers por mais de um ano, cedendo espaço apenas para o novo livro que dá seqüência ao seu projeto, O esplendor de Portugal, ambientado em Angola, onde o autor trabalhou como médico durante o período de guerra colonial. Em “O manual dos inquisidores”, António Lobo Antunes apresenta a saga de uma família portuguesa e os impactos da imobilidade do salazarismo, da crueldade colonialista e da transição brusca, tendo como ponto de ruptura a Revolução dos Cravos. O livro atrai principalmente pela narração inventiva, pela técnica polifônica que permite que o narrador dialogue com os personagens (como o pai, ministro e latifundiário, ou a ex-esposa) de forma não-linear. Segundo António Lobo Antunes, a idéia do livro surgiu de uma história, contada por seu irmão, de um senhor que dizia, em relação às mulheres, “eu faço tudo o que elas querem, mas nunca tiro o chapéu da cabeça”. Talvez por isso algumas frases ecoem pelo livro, martelando a narrativa, mantendo uma relação constante de tensão. A forma inovadora de “O manual dos inquisidores”, no entanto, não distancia o leitor. O autor tem a perfeita noção de que “um bom romancista é um romancista eficaz, aquele que não se sacrifica à pirueta, à metáfora… O seu objetivo é a eficácia da narrativa”.
ISBN: 8532508030

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano