Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Nelson Rodrigues: O Inferno de Todos Nós

Sinópse: O livro investiga as travessias de Nelson Rodrigues pelo trágico. Desvela a construção das relações familiares em cinco de suas peças: “Álbum de família”, “Senhora dos afogados”, “Anjo negro”, “A serpente” e “Dorotéia”, com a finalidade de salientar um universo ficcional que atravessa as fronteiras convencionais do gênero, criando, com base na família, uma tragédia genuinamente nacional. Nas interações humanas, surge o conflito consigo mesmo, que tanto tortura os indivíduos e os leva à transgressão. O convívio familiar é cercado de tabus e interdições, que tornam a proximidade com o outro uma fonte constante de angústia e sofrimento, posteriormente reproduzidos em todas as demais relações. Também são enfatizadas as características únicas que marcam o estilo do dramaturgo e conferem originalidade às obras, fortemente marcadas pelo diálogo fluente capturado do cotidiano, provocando reflexões sobre a sociedade e a cultura nacionais. Segundo Ronaldo Lima Lins (Professor Titular de Teoria Literária da Faculdade de Letras da UFRJ), Carla Souto “realizou a tarefa difícil e pouco tentada ainda hoje de examinar com profundidade as tragédias (também chamadas de textos míticos) do nosso principal dramaturgo”. Beatriz Resende ressalta que merece especial destaque o estudo que Carla Souto faz de Nelson Rodrigues. Na obra teatral de nosso dramaturgo maior, esta jovem ensaísta escolhe investigar justamente as tragédias, desde as primeiras, como Álbum de família e Anjo Negro, até a última, A serpente, em que Nelson retoma o modelo trágico aristotélico. Como se fosse pouco tal desafio, Carla Souto prioriza, em sua investigação, o tema da família neste universo. É justamente aí que o estudo oferece aos estudiosos de Nelson Rodrigues uma análise original desta “dor obscena e terrível” que atravessa a obra e respinga no leitor.
ISBN: 9788586305399

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano