Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

História Universal da Angústia

Autor: Solha,W. J.
Sinópse: Ao narrar sua História Universal da Angústia, W. J. Solha revisita de forma original as dramáticas trajetórias dos grandes personagens de nossa cultura. Através de sete narrativas longas, o autor recria à sua maneira – meio paulista, meio paraibana, totalmente brasileira, porém sem nunca perder o caráter universal – figuras históricas, mitológicas e literárias. Da Bíblia às catástrofes do século XX, passando pelas obras de Shakespeare e pelas tragédias gregas, Solha mescla arte e realidade ao elaborar uma obra erudita e, ao mesmo tempo, popular.Personagens bíblicos, como Lucas e Saul, são expostos aos desafios terríveis do Velho Testamento. Os gregos, por sua vez, surgem engolfados pelas piores tragédias, recriadas com tintas fortes por Solha após terem sido contadas e cantadas pelo teatro e a literatura. O autor vai também aos dramas literários e exibe uma visão particular da angústia de Hamlet, esmagado pela missão de vingar o pai e frustrar-se até a mais funda melancolia com a traição da mãe. Mas na História Universal da Angústia há também espaço para nomes históricos e/ou anônimos, protagonizando cenas da vida cotidiana em diversos países do mundo – Estados Unidos (crimes raciais e violência gratuita), Japão (bomba atômica, cultura do suicídio), países da África (submissão cruel das mulheres), Europa (guerras e mais guerras)… Como o próprio Solha afirma, História Universal da Angústia “tem muito de Zé Limeira… e dos nossos grandes poetas e cantadores Zé Ramalho e Vital Farias”: o livro mostra o evangelista Lucas internado em um sanatório do Nordeste brasileiro, debatendo as razões divinas; o rei Saul diante da coragem de Davi derrotando o gigante Golias; centenas de cenas de violência moderna, incluindo torturas do tempo da ditadura militar e assassinatos domésticos; a lenda de Parsifal, escondido da violência do mundo pela mãe que o superprotege a ponto de negar-lhe conhecimentos fundamentais acerca da vida e dos homens, proteção que se revelará insana e inútil; Édipo e seu crime duplo, o parricídio e o incesto, e a conclusão de que a consciência é terrível, além de inútil; e Hamlet, com seu destino inquietante que eternamente inspira a arte.Embora no título esteja a palavra “angústia”, o tema é a violência – física e moral. O termo escolhido por W. J. Solha refere-se à forma como todos lidamos com essas tragédias, de um jeito perturbador, sempre angustiado. Não poderia ser diferente. Para o escritor e crítico Paulo Bentancur, “a angústia encontrou, afinal, não seu remédio, mas um lugar fiel que reúne grandes capítulos de tormento da humanidade: o da ficção e o real”.
ISBN: 8528611582

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano