Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

Chama E Cinzas

Autor: Nabuco,Carolina
Sinópse: Em Chama e cinzas, Carolina Nabuco mais uma vez faz um retrato da posição da mulher burguesa, agora no final da primeira metade do século XX, apresentando os valores e os tabus que orientavam o lugar social da mulher, mas trazendo também uma nova voz feminina que parece emergir desse contexto. Há, com isso, um distanciamento significativo de A sucessora, seuromance anterior, uma vez que naquela obra a protagonista Marina teme não ser a mulher ideal, enquanto Nica, a nova protagonista, deseja compreenderpor que tem sido essa mulher.O livro conta a história de Nica Galhardo, a mais despachada das quatro filhas de Álvaro, viúvo falido, com um fraco para jogos de azar, que organiza noites de carteado em seu casarão na Praia do Flamengo, no Riode Janeiro. Os eventos são disputadíssimos e frequentados por personalidadesda sociedade carioca dos anos 1940, como ministros de Estado e o poderoso banqueiro Nestor Rabelo, o amigo que de fato sustenta a casa. O patriarca da família mantém um diálogo aberto com as jovens, quenão o chamam de pai, mas de Álvaro, algo incomum naqueles tempos.Após uma profunda decepção amorosa, Nica, em atitude bastante ousada para uma jovem da época, decide casar-se com Rabelo, o homem que ela tanto admira. Mas um casamento bem-sucedido bastará para fazê-la sentir-se completa?Publicado originalmente em 1947, treze anos após o sucesso de A sucessora, Chama e cinzas recebeu o Prêmio de Romance da Academia Brasileira de Letras e anos depois inspirou a telenovela Bambolê, exibidapela Rede Globo entre 1987 e 1988.Por que ler este livro?• Carolina Nabuco foi uma das primeiras brasileiras a atuar como escritora no início do século XX. • Em suas histórias, Nabuco conduz de forma delicada a intenção de explorar as profundidades da alma humana, sobretudo a partir da construção de uma trajetória do feminino mais transformadora.• Ao ler a história da protagonista, Nica Galhardo, as mulheres de hoje podem reconhecer os mesmos valores patriarcais que muitas vezes ainda se inserem em experiências de sua vida — ao menos como um indício do valor social atribuído historicamente à figura feminina.• Nessa obra, a narrativa assume um tom intimista, ou seja, que perpassa a esfera íntima das personagens, trazendo as experiências traumáticas, os conflitos instaurados em seu interior e as questões morais e sociais, em especial ligadas ao papel social de Nica à época.Prêmio: Em 1947, Chama e cinzas recebeu o Prêmio de Romance da Academia Brasileira de Letras.
ISBN: 9788552994138

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano