Uma Semana Decisiva

capa livro uma semana decisiva-final (003)

Sinopse:

Léo é um homem do tempo atual, com sessenta anos, leva vida saudável, se cuida, está solteiro depois de dois casamentos, porém se divertiu muito na vida. O personagem principal faz um cruzeiro por cinco cidades do Mediterrâneo Oriental, durante uma semana que será importante para ele, para os demais personagens da obra e os da vida real da história recente do Brasil.

Na semana decisiva de 2016, o Brasil passa por um dos momentos mais dramáticos e decisivos da política contemporânea. Nela é decidido o passo mais importante para o impeachment de Dilma Rouseff, em cenário da Lava Jato.

A trama permite mostrar o marxismo cultural, a partir do golpe de 1964, e o nascimento da nova direita, de 2013, a partir de notícias da vida real daquela semana, além de discussões sobre as bandeiras da esquerda: racismo, homofobia e feminismo.

Léo tem problemas naturais de idade e tormento afetivo interior, os quais deverão ser resolvidos por ele para que alcance a mulher com que poderá viver o resto de sua vida, enquanto contempla o turbilhão de acontecimentos na esteira de borbulhas das hélices do navio.

A raridade deste romance está no fato que é escrito com viés de tendência política de centro ou de direita, já que é difícil encontrar escritor de ficção que não seja de esquerda com o consequente direcionamento de seus pensamentos nas obras que escrevem.

Autor: Rui Juliano

ISBN: 978-85-904919-3-4

As Redes da Ilusão

Autor: Tan,Amy
Sinópse: O novo romance da escritora sino-americana, Amy Tan, As redes da ilusão, enfoca, de modo tocante e sutil, a fragilidade das relações humanas a partir da enigmática tensão entre mãe e filha. Ao contrário de seu último livro, O oposto do destino, dessa vez a escritora investe na ficção, num diálogo permanente com a filosofia budista e suas particularidades em Mianmar, antiga Birmânia, no sudeste asiático. Amy Tan apresenta ao leitor a especialista em antiguidades Bibi Chen, na verdade um fantasma que não consegue se recordar das circunstâncias de sua morte, noticiada com sensacionalismo pela imprensa. O ponto de vista de um personagem tão surreal dá o toque mágico da narrativa. Plena de estilo e humor, Bibi se recorda das suas tragédias familiares: o pai que morrera de um ataque cardíaco, o irmão de cirrose alcoólica e o outro, vítima de um acidente, além da mãe, que também morrera antes que pudesse conhecê-la. A relação com a madrasta, ironicamente chamada de Doce Mãezinha, é tensa. No entanto, é esta mulher dura e racional que vai moldar o seu caráter, levando-a a esconder seus sentimentos. Antes de morrer, porém, Bibi combinara com um grupo de amigos norte-americanos uma viagem por Mianmar. A partir deste passeio que a especialista em antiguidades chamou de “Seguindo os passos de Buda”, as peripécias do romance se desenvolvem. Composto por 12 norte-americanos, o grupo parte para uma expedição que começa no Himalaia, China, e segue rumo ao sul pelas florestas da Birmânia. No grupo, uma galeria de personagens complexos e idiossincráticos se forma. Alguns deles se destacam: Vera, uma velha senhora que, desde os cinqüenta anos, decidira que suas roupas de dia a dia não deveriam ser menos confortáveis do que as que ela usava na cama; ou Wendy Brokhyser que, mesmo entre amigos, guardava um segredo – ele queria lutar pelos direitos dos birmaneses, pela democracia e pela liberdade. Ao seu lado, Wyatt Fletcher, seu amante há um mês, filho de empresários de Mayville, nos Estados Unidos. Ou ainda Harry Bailley, famoso adestrador de cães que, durante a viagem, tem fixação em sexo, procura avidamente uma parceira amorosa. A misteriosa morte da organizadora da excursão, e narradora invisível da história, provoca desarmonia entre os integrantes da expedição. Mesmo assim, eles decidem seguir adiante. Numa manhã de Natal, os viajantes saem do barco por um lago enevoado para um cruzeiro ao nascer do sol – e desaparecem. Com exceção de Harry, o primeiro a detectar a ausência do grupo, os turistas são dados como desaparecidos, o que gerará uma série de interpretações da imprensa e da sociedade americana, para o fato.
ISBN: 9788532523273

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Todos os direitos reservados – 2019 – Rui Juliano